Como funcionam as fazendas solares

No Brasil, há uma grande abundância de sol durante todo o ano, por isso, a energia solar no tem ganhado tanto destaque. Uma fazenda solar é uma grande área equipada com placas fotovoltaicas. Essas placas são responsáveis por produzir energia que poderá abastecer uma casa, uma pequena empresa e até grandes indústrias, dependendo do tamanho da fazenda. 

A Resolução Normativa 687/2015 estabeleceu critérios para que as redes de mini e microgeração pudessem funcionar. Assim, foi normatizado as regras de aluguel para a geração compartilhada, possibilitando que o consumidor brasileiro pudesse gerar sua própria energia a partir de fontes renováveis, inclusive para fornecer o excedente para a rede de distribuição. Para entender melhor sobre fazenda solar e como essa opção é um bom investimento, continue lendo o post! 

O que são as fazendas solares?

Uma fazenda solar é um grande espaço com centenas ou milhares de placas fotovoltaicas. Essas placas solares captam a energia solar e a transforma em energia elétrica. Quando as partículas de luz incidem sobre os elétrons das placas, elas produzem energia, por meio do movimento das partículas. Cada placa possui entre 60 e 72 células fotovoltaicas e cada fazenda tem milhares de placas.

Esse modelo é importante para a ampliação do uso de energia solar, descentralizando e democratizando o uso já que possibilita que pessoas que não querem ou não podem investir em um sistema fotovoltaico particular consumam esse tipo de energia. A geração compartilhada permite que consumidores se reúnam e criem uma fazenda solar. Assim, é possível que cada um adquira uma cota de energia e utilize seus créditos para reduzir o valor final da conta.

Como a fazenda solar pode ser utilizada por indústrias e empresas?

As fazendas solares são excelentes exemplos de sustentabilidade. No Brasil, o número de projetos de usinas solares se espalha pelo país, principalmente, no Nordeste. Essa opção é uma boa alternativa para empresas e indústrias que querem reduzir os custos com energia. Na prática, é preciso possuir uma conta de luz acima de R$ 3.000,00 para contratar um lote de uma fazenda solar.

As fazendas são instaladas em locais propícios com grande incidência solar. A eletricidade gerada será transmitida para a rede pública de distribuição que irá gerar energia e convertê-la em créditos. Esses créditos têm a validade de 60 meses, de acordo com as normas da ANEEL. Ao final de cada mês, a distribuidora realiza um cálculo sobre o consumo e os créditos disponíveis e desconta no valor total. Ou seja, é possível reduzir os custos com energia, sem precisar fazer grandes investimentos de instalação. 

Para o consumidor, uma das principais vantagens da fazenda solar é poder aderir a um plano fixo sem precisar instalar uma usina solar fotovoltaica no local da sua empresa. Dessa forma, não há preocupação com implementação e manutenção. Mas, para aqueles empresários que desejam diminuir significativamente seus custos elétricos, a implementação de uma usina solar própria é interessante. Nesses casos, o desconto no valor final da conta de energia pode chegar a 95%. 

Outro benefício é que ao investir em energias renováveis, você estará contribuindo para a diminuição do impacto ambiental. Enquanto outras energias geram impactos negativos ao meio ambiente, a geração solar é uma fonte limpa e sustentável, se tornando um investimento muito mais seguro e viável. 

Portanto, a fazenda solar é uma alternativa de energia que democratiza o uso da energia do sol e colabora para a descentralização da produção. Além disso, é uma fonte mais acessível que as demais, em que os painéis solares geram energia que se tornam créditos energéticos.

Você também pode se interessar pelo artigo do CEO e fundador do grupo GNPW, Marcos Antonio Grecco, “Investindo em energia solar no Brasil”.

Publicado por Marcos Antonio Grecco

Marcos Antonio Grecco é fundador e CEO do GNPW Group e Doutor em Economia pela Universidade Cândido Mendes.

Deixe um comentário