Evolution Power Partners foi uma das maiores vencedoras do Leilão Emergencial Procedimento Competitivo

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e a Aneel realizaram, nesta segunda-feira, o primeiro Procedimento Competitivo Simplificado para contratação de energia de reserva de capacidade.

A Evolution Power Partners foi uma das maiores vencedoras do Leilão Emergencial Procedimento Competitivo Simplificado, com um volume de cerca de 17 bi/R$ para a geração de 344 MW em 4 térmicas a gás natural que serão construídas no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul para entrada em operação até Maio de 2022 com contrato que terá duração de 44 meses. O leilão emergencial de energia de reserva contratual encerrou com negociação média de energia elétrica de 775,8 megawatts (MW) e 1,22 gigawatts (GW). O total vendido pelo leilão foi de R$ 39 bi. A EPP vendeu 43% da energia contratada no leilão emergencial.

O procedimento de reserva simplificada visa manter e proteger o abastecimento de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da assinatura de um contrato de energia de reserva para o período de 2022 a 2025. Projetos de energia térmica movidos a biomassa, gás natural, óleo combustível e diesel são usados ​​para reservas, bem como projetos de energia eólica e solar fotovoltaica. O incidente é mais uma medida do governo federal para coibir a possibilidade de racionamento de energia.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, os recursos contratados contribuirão para o robustecimento do sistema e a recuperação dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, com preços menores do que os atualmente praticados nos recursos adicionais acionados.

Publicado no site da Evolution Power Partners.

Publicado por Marcos Antonio Grecco

Marcos Antonio Grecco é fundador e CEO do GNPW Group e Doutor em Economia pela Universidade Cândido Mendes.

Deixe um comentário